sexta-feira, 3 de abril de 2015

DE E POR: MODO INVERSO - "0050" (2014, Ed. Autor)

Não são os mesmos MMILF que 5 anos após a sua formação editam um EP de estreia.
Mas a vontade de desabafar e ter mais do que a simples ilusão de intervir num contexto socio-político que pouco se alterou mantém-se nos seixalenses Modo Inverso, actualmente Mário, Ricardo, Filipe e Luís. 

"0050" traduz o polimento do directo, do teenager, para o adulto que procura outros pontos de fuga nos ambientes de que se rodeia. Dezenas de palcos (ainda há pouco tempo fizeram parte da 5ª edição do concurso de bandas "Finding The Way") , de canções e de noitadas de treino até às 00h50 depois, a voz ao quarteto que se amadureceu com a transformação da sua relação com os ciclos da vida e da morte.
Mais um nome a juntar ao tal indefinível rock português - também sujo, pesado e soletrado, se for conveniente -, um "modo inverso de ver o futuro" a empurrar a cena musical da Margem Sul.






Casulo

É quase um paradoxo começar o EP com a Casulo pois das quatro é a mais 'introvertida'. Não é propriamente um 'olá, tudo bem?'. Mas a 'intro' e o facto das três partes que compõem a música representarem bem a 'onda' da banda falaram mais alto. 

O tema pretende passar a necessidade que temos de reclusão nas nossas zonas de conforto. Quem não as tem? 
Ao mesmo tempo a música divide-se, como foi dito, em três partes: a 'intro' (cria o ambiente melancólico, refletivo), o corpo (a reclusão, o esconderijo) e o fim (a violência, a culpa, o porquê da reclusão).


Filhos da Fome

O exemplo vivo de que a mensagem socio-politica continua presente. A crise, o desespero, a morte de um povo, o desapoio cultural do país, a fome de comer e a fome de consumir. Apaixonante pela simplicidade, groovada sem ser dançável, forte no refrão como manda o formato canção. Pode-se dizer que esta é a mais canção das quatro. Por isso a escolhida para single das rádios. 



Psychotria

A típica jam que dá em tema. Um riff forte, meio 'Seattle' que de tal modo nos viciou que construímos em volto dele o resto do tema. 'Uma malha para partir palco', como costumamos dizer. Rápida, rock, suja, ácida, como uma droga. A letra fala disso mesmo, de uma experiência de quase morte causada por um chá alucinogénico. O refrão explica: 'ver morrer'. 


Sonho Mau

A malha inicial sempre nos soou a étnico, meio 'mil e uma noites', o que no fundo até veio a encaixar com o sentido da letra do Mário. 
Um pesadelo dividido em vários 'tempos'. Num o personagem vagueia, de noite, entre um cais sombrio e sem mais ninguém por perto, num (recorrendo à letra) 'rumo cego, o frio e o mar'. Noutro tempo o personagem vê-se numa espécie de freak show, cheio de estranhas figuras que o perseguem e aterrorizam. E ainda, noutro, um acordar envolto dos típicos 'suores frios'.
A mais marada das quatro - tivemos até receio que gravada não focasse a energia que passa quando a tocamos na garagem ou ao vivo, mas a verdade é que o trabalho final foi bem satisfatório e, por isso, gratificante.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons