terça-feira, 11 de novembro de 2014

LOS WAVES - "This Is Los Waves, So What?" (2014, Sony Music Portugal)




Os Los Waves, antes conhecidos como League, têm “casa” em Lisboa e Londres e são uma banda formada por Jorge da Fonseca, José Tornada, Marco Jung e Bruno Santos. “This is Los Waves So What?” é o primeiro LP e bebe de uma inspiração californiana repleta de uma vibe indie descontraída com algumas nuances psicadélicas, tribais e rock das décadas de 70 e 80. A sua identidade e divulgação da mesma começou a construir-se no estrangeiro, mais precisamente em Inglaterra e nos Estados Unidos, como banda que chamou primeiro a atenção lá fora e só depois “transportou” verdadeiramente o seu reportório para o panorama musical português. Acaba, por isso, por tornar-se curioso ouvir como esta mudança ocorre de vários EPs para uma única e mais extensa compilação de temas.





Quando “Hyperflowers” inicia o registo, assalta-o com uma reminiscência de The Vaccines, com um baixo pronunciado que confere à faixa um ritmo agradável, mas a seguinte “Modern Velvet” é a faixa mais obscura do álbum, cujos teclados reforçam essa ideia, com a voz de José Tornada a demonstrar uma dose avantajada de emoção e potência, mesmo que disfarçada por uma espécie de delay. Segue-se “Strange Kind of Love” e aqui a sua introdução desperta-nos para um registo mais veranil, a sua batida revela um lado mais punk desta banda que não pára de brotar referências. Para confirmar esse facto chega “Golden Maps”, um brinde eletrónico que mostra que estes rapazes não têm medo de mostrar dos vários sitios de onde vieram. Quase a meio do registo, “Darling” é a faixa perfeita para single: acelerada e curta para fazer furor nas rádios e obrigatoriamente a deixar sorrisos naquele cenário em que alguém aumenta o volume num carro qualquer que passeia à beira-mar.

“Still Kind Of Strange How Days Won’t Go By” marca uma quebra de ritmo importante e mostra um lado mais vulnerável, com o domínio da guitarra e bateria a passar de uma maneira cliché, quase digna do baladeiro-romanticota. Na nova versão de “Your World” é impossível não pensar nos tempos áureos dos The Strokes; lá atrás, no EP "Golden Maps" lançado pela NOS Discos, ficou uma outra versão, muito mais despida de camadas musicais e essencial para indicar alguma evolução no rumo da sua musicalidade. “Got A Feeling” é, sem dúvida, um chamamento ao verão, onde nos deliciamos com a presença tribal, a chamar um pouco para os Crystal Fighters ao contrário da
tentativa de stoner sujo descombinado com a parte eletrónica que se segue e que se torna o elemento surpresa de "Jupiter Blues". “How Do I Know” torna-se repetitiva, embora de repetição pensada, quando parece que pode não resultar desde que a meio da mesma já nada de novo é adicionado. Fórmula um pouco gasta, portanto, antes do final com “Belong (Sister)”. E é um final agradável, com uma guitarra melosa cheia de delay assim como a voz e quebrando a sequência do resto do álbum, embora ainda haja a oportunidade de sermos surpreendidos pelas contas que se podem fazer à diversidade de géneros que conseguem abarcar ao longo de todo o disco mesmo que pequenos detalhes, como a convivência da eletrónica com a electricidade da guitarra, sobressaiam.





“This is Los Waves So What?” é um disco com demasiadas influências, dando a parecer que é um fruto verde no que toca à transição, reforçada pela mudança de nome (apesar desta ter ocorrido meramente por motivos logísticos). Numa só audição viajamos numa espécie de carrossel à volta do mundo da música, com direito a repetição. E mesmo com essa viagem, é possível que os Los Waves tenham a tendência de ir em busca de uma sonoridade mais específica para os caraterizarem. Ainda assim, vale a pena ouvir como essa procura se processa, visto que encontramos atributos peculiares em cada uma das músicas. Sejam League, sejam Los Waves, não restam dúvidas que poderão vir a trazer para o panorama musical português coisas que outros ainda não trouxeram.



Inês Martins




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons