terça-feira, 7 de outubro de 2014

BLAC KOYOTE - "Quiet Ensemble" "(2014, PAD)




"Quiet Ensemble" é o nome do segundo registo de José Alberto Gomes enquanto Blac Koyote na editora PAD. Um álbum que tanto explora o silêncio como o detalhe sonoro, apelando a uma multitude de horizontes longίnquos e vagos, ora negros, ora perdidos por detrás de um véu de uma nuvem com (im)perfeições azuis.




Por entre a música mais fúnebre de temas como "Hello World" e "Rancor", originalmente criado por RA (Ricardo Remédio), intercalam-se três temas mais planantes, mais minuciosos, onde o detalhe se torna música: "L’Arbre Des Songes" e "Put Me In Loop Please"/"Antes Era Assim". O encerramento é feito depois com a trilogia "Ínsua Triptych" (Theme, Home, Leaving), onde o diálogo com RA permanece, retomando-lhe sonoridades, impingindo-lhes um ar mais introspetivo e mais leve na negrura. No fundo, é talvez nesses três temas que a escolha entre o negro e o planante é a menos evidente - esses dois elementos mesclando-se como nunca o tinham sido até agora. 





Ouvir "Quiet Ensemble" é um exercίcio de estilo que nem todos poderão entender: o experimentalismo, o misto de influências musicais do autor e a pesquisa de sonoridades alternativas não sendo sempre muito apelativas quando se escuta em casa. Posta essa suposta falta de empenho do auditor de lado, que pode achar estranha a importância do silêncio e das sonoridades quase inaudίveis no processo de criação musical, há aqui todos os elementos para viajar não só metaforicamente como também musicalmente: um disco que nos permite conhecer/descobrir tonalidades e percursos sonoros a priori distantes que aqui vão aparecendo e desaparecendo ao longo do registo. Ao vivo, imagina-se que é daqueles álbuns que ganha outra dimensão, com acompanhamento visual.

Escura, distorcida, silenciosa, aérea, apaziguadora, angustiante: José Alberto Gomes consegue criar no auditor uma confusão de sentimentos, através da sua música, que o deixam sem qualquer palavra. Há peças que se ouvem e que são difίceis de descrever. "Quiet Ensemble" é uma dessas, entre o negro, o tempo suspenso, e o silêncio, juntos.

Mickaël C. de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons