quarta-feira, 17 de setembro de 2014

REVERENCE VALADA - DIA ZERO | "Quando a experiência supera a música"

Quinta-feira (11 de Setembro de 2014), 17h: 

Chega-se a Reguengo e avista-se o autocarro do outro lado da estação de comboios; entra-se e viaja-se por uma quantidade imensa de terras agrícolas. Estamos numa das margens do rio Tejo, estamos a escassos quilómetros da pacata aldeia da Valada. Chegamos e passadas cinco dezenas de metros reparamos que a placa que anuncia o fim da Valada aparece. Caramba, é uma aldeia pequena – mas suficientemente grande para ter tudo à mão. Monta-se o estaminé, que é como quem diz, montam-se as tendas, convive-se um pouco com a comunidade e chega a hora de conhecer o que se esconde na Valada. A avenida é extensa e nela e existem comes-e-bebes a funcionarem vinte e quatro horas por dia e um mini-mercado que nos relembra que ir às compras pode não ser só pegar no carrinho, meter aquilo que queremos lá para dentro, pagar e ir embora – o ambiente fez de nós uma parte da sua comunidade. Atravessa-se a avenida e já com o som a chegar até nós vemos a Marina, local onde se fez uma espécie de “recepção ao campista”. São perto de 21h e mira-se, no horizonte, o sol a pôr-se no Tejo. As poucas pessoas presentes sentam-se, lado a lado, na alta colina de pedra que proporciona uma vista panorâmica sobre o palco e, consequentemente, sobre o artista. Um porrinho aqui, um porrinho acolá; uma garrafa de vinho na minha mão, outra na tua. O warm-up para o Reverence Valada era bem mais do que um aquecimento para aquilo que podíamos esperar do festival enquanto evento musical – foi, sobretudo, um modo de prever como iria ser a própria experiência inerente à estadia na pacata Valada.


Os concertos propriamente ditos começaram com alguns atrasos e ainda conseguimos apanhar pitada de SOUQ; os Souq são uma banda nacional proveniente de Aveiro que, para já, nos vai dando evidências de que podem vir a ser um caso interessante no panorama experimental da música portuguesa. Com as suas influências a beberem de fontes díspares entre si, vai-se, por exemplo, do jazz ao rock progressivo, mostram-nos aquilo que muita gente por este Mundo vai conseguindo ter quando mescla coisas que, a priori, não fazem sobressair uma convergência totalmente conseguida. Saxofones aqui e acolá, mas sempre a aparecerem quando as guitarras aceleram e que nos trazem um pouco à lembrança os Cows, que se serviam do punk e dos saxofones para fazer belíssimas obras como Cunning Stunts, os SOUQ acabaram por nos trazer um concerto agradável e a promessa de que há ainda mais espaço para a sua evolução: é estarmos atentos. (6,5/10)

Os senhores que se seguiram eram franceses e davam-se pelo nome de AQUA NEBULA OSCILLATOR; é mais do que sabido que dar-nos versões em 2014 de tempos idos está na moda. A nova vaga psicadélica vive maioritariamente disso, pena é que isso já nos vá cansando de um modo preocupante: os franceses nunca escondem que esta época não é a deles, evidenciando sempre ali e acolá o piscar de olho à fase dos Pink Floyd em que estes eram comandados por Syd Barrett. Nada a apontar, mas foram mais as vezes em que esses tempos foram-nos mal (re)contados do que bem. (5,5/10)




O nome mais esperado da noite também era francês: os MARS RED SKY têm levantado alguma poeira na cena psych/stoner rock com o seu belíssimo Stranded In Arcadia, disco editado já no presente ano. A expectativa, por isso, era grande; porém, e apesar de o concerto nunca ter aborrecido nem algo do género, a verdade é que se esperava mais de uma banda que fez do psych-rock habitué dos nossos tempos, com claras evocações a Tame Impala na maneira que se dá alento às vocais, um espaço navegável para que o stoner também tenha voz e palavra instrumento. Da passagem do estúdio para o palco, esvaiu-se o essencial: pozinhos mágicos que a produção consegue implementar nas suas composições. Ao vivo, tornam-se mais contidos, menos barulhentos e sofrem uma decadência absurda em termos celestiais – o que ao mesmo tempo não os impediu de darem um concerto positivo, mas com um paladar agridoce. (6,5/10)


Texto por Emanuel Graça

Fotografias por José Vidal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons