terça-feira, 9 de setembro de 2014

NIAGARA - "Ouro Oeste" (2013, Príncipe Discos)




Por vezes, a grandiosidade e a própria grandeza de um país confundem-se. O fenómeno Príncipe Discos é tão endémico como o dark-minimal mais a Norte, mas as repercussões no exterior são de idêntica dimensão e contrastam largamente com o impacto no próprio país ou na própria área metropolitana vizinha ou rival.
Todavia, não vai haver forma de parar a enésima revolução musical baseada em alimentar as pernas e injectar serotonina na "fonte", mas terá de haver uma maneira de a preservar. A geração de uma nova identidade é essencial, mas no caso dos NIAGARA, trio formado por António, Alberto e Sara, o epicentro está todo na recuperação do essencial da música house.






"Ouro Oeste" é, de facto, algo que se julgava perdido para o progresso da música house: referências a outros lugares menos conhecidos do techno de que se tem abusado, a outras experiências e a outros convites aceites. A homenagem aos beats sólidos e ligeiramente old-school faz-se de forma decente e precisa fazendo balançar o groove mais para o lado acid-house quando se exige e até com mais psicodelia quando o abstracto e o minimal não chegam, nos máximos down-pitched de "Urmeiras" e "Verde" em que a simbiose é perfeita e não se sabe que componentes do tema estão a engolir ou a ser servis em alto mar. 
Enquanto rotineiramente vemos quem pegue pela exploração e desaceleramento de outros ritmos africanos que não o kuduro, os NIAGARA fazem a exploração estética da electrónica por detrás do house, desenrolam a trela e tornam-no igualmente tão inominável e hipnótico que não há pedalada para o trance.
Algo ao alcance de poucos e a manter fora do alcance de poucos. 






Dos confins da nova música portuguesa de dança no Bairro Alto ou no Cais do Sodré para a selecção dos melhores clubes do Mundo, o caminho faz-se pelo vigor da brisa de "Ouro Oeste".  


André Gomes de Abreu   
   




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons