domingo, 28 de setembro de 2014

MEDO - "Cruzando Os Portais do Submundo" (2014, Nyarlathotep Records)




Os Medo estão de volta com “Cruzando Os Portais Do Submundo”, aquele que é o terceiro longa-duração da banda das Caldas da Rainha. Para quem não os conhece, a banda é composta por Medo I (responsável pela execução de todos os instrumentos) e Medo II (vozes e letras) e praticam um black metal que tem nas artes negras do ocultismo a sua maior fonte de inspiração. 






Observando a capa do álbum temos de imediato a sensação que estamos prestes a embarcar numa viagem sonora a um qualquer lugar tenebroso onde imperam as trevas e... o medo! De aspecto simples e cru, a capa faz jus à música que anuncia. Para os conhecedores do percurso da banda até à data não estariam à espera de outra coisa. Estamos, portanto, perante um álbum extremamente cru e sombrio, assentando que nem uma luva no que normalmente se associa a um dos estilos mais extremos de metal. Guitarras austeras a debitar riffs à velocidade de uma metralhadora, vocalizações maléficas e uma bateria a condizer compõem o cerne deste conjunto de 11 faixas que totalizam cerca de 50 minutos de pura negrura. A produção, que se apresenta sem um pingo de polidez, contribui ainda mais para o desejado resultado final. Contudo, existem, aqui e ali, elementos que conferem ao disco a sua própria personalidade e carisma. Falo, por exemplo, da utilização de motivos folclóricos típicos da Península Ibérica, como o uso de gaitas e flautas (“Canto das Almas” e “Invocando Cernunnos ao Anoitecer”), das melodias que surgem esporadicamente entre a toda a escuridão reinante ao longo de todo o disco ou até mesmo da alternância das letras em português, inglês ou latim. Mas o destaque vai mesmo para a prestação vocal de Medo II. Ora a vociferar, ora a cantar ou até mesmo em pleno modo spoken word, Medo II contribui de forma decisiva para a criação de atmosferas diversas que apimentam sobremaneira o álbum. 





Embora este não seja um trabalho que prima pela originalidade ou irreverência, também não se pode afirmar que é “apenas” mais um disco de black metal. “Cruzando Os Portais Do Submundo” é um álbum recheado de momentos interessantes e verdadeiras canções, que de certo cairá no goto dos entusiastas do estilo e não só.


Hugo Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons