sábado, 10 de maio de 2014

BLACK BOMBAIM - "Far Out" (2014, Lovers & Lollypops)




Os stoners de Barcelos Black Bombaim deixaram-nos em 2012 com um dos mais potentes e relevantes registos do cenário nacional na altura, "Titans". Dois anos depois, durante os quais uma das forças da Lovers & Lollypops reencontrou-se com os La La La Ressonance da PAD e gravou um disco com eles, a banda ainda teve tempo para criar e polir outra obra-prima, a odisseia "Far Out". Em apenas duas músicas, o trio consegue traduzir toda a sua sabedoria num produto onde rugem guitarras progressivamente, acompanhadas por uma bateria omnipresente que ganha força ao longo dos minutos.

Em "Africa II", depois de um período de apresentações, de descoberta, onde todos os elementos se desnudam, chega a altura de comunicarem, ainda antes de uma das grandes surpresas deste álbum, o saxofone de Rodrigo Amado, entrar em cena.
Vão combinando-se depois as diferentes tonalidades, numa discussão ligeira que acaba num aumento paulatino do tom de voz, tornando-se num debate aceso, com laivos jazzy e, claro, africanos à volta, por exemplo, do minuto cinco. A exploração do ritmo misturada com a violência e pujança nos riffs e na bateria que se aguarda: "Far Out" tem realmente tudo a ver com o “piripiri spiced psychedelic rock” com o qual a banda costuma associar-se.








Mais leve, mais repetitivo e delicado, "Arabia" também conta com a participação de outro nome conhecido por terras lusas, o The Astroboy Luís Fernandes. Mais presente, o bass é aqui quem realmente domina a dança, mesmo que se sintam também, por vezes, algumas reminiscências de synths. Menos bruto, mais pausado e de reflexão, o tema permite aos Black Bombaim demonstrar novamente a sua capacidade de gerir e conter o seu enredo de cordas e baques até os deixarem explodir, sem nunca perderem depois a noção da harmonia entre os diferentes elementos, entre os diferentes instrumentos.
É verdade que os Black Bombaim não poderão incluir todo o Mundo nas duas faixas que compõem o álbum, a primeira de 16 minutos e a segunda de 18. Mas digam-nos lá qual será a outra banda portuguesa que atualmente consegue transmitir em 34 minutos a riqueza e a heterogeneidade deste "Far Out"?


Mickaël C. de Oliveira




1 comentários:

Marco Madeira disse...

O final de Africa II (à partir dos 13min) é simplesmente genial... esse saxofone leva a musica a outro nivel.
Mais um grande lançamento dos Black Bombain

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons