quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

W.I.N.D. - PUZZLE (2014; ED. AUTOR)

Título: Puzzle
Edição: Ed. Autor, 2014
Classificação final: 7.9/10

MF DOOM é um autêntico polvo e os seus tentáculos ainda hoje se parecem agigantar à medida que ouvimos discos de música electrónica intimidados com os ritmos mais jazzy  e com a hip-hop de cariz instrumental. O novo disco de W.I.N.D. leva-nos, incontornavelmente, até esses espaços anteriormente já percorridos; aqui não há rimas, não há o brio da métrica do rapper norte-americano (aqui só há espaço para os próprios samples), mas existem vestígios nítidos do seu pesar no processo de fundir o jazz ao hip-hop, os pianos aos beats que nos pedem constantemente o chill, tal como hoje em tia tem feito Flying Lotus.

Tal como um certo membro da Brainfeeder (falamos, claro, de Teebs), editora do também norte-americano Flying Lotus, W.I.N.D. aposta na estética lo-fi das suas músicas, o que se acaba por traduzir num som menos monótono e mais imprevisível, como está evidente em, por exemplo, “Can’t Sleep”. Existe também o fio condutor, possivelmente dado pela linha de baixo, que nos leva até aos portugueses Orelha Negra em “Jeremiah”, um dos melhores sons do disco.

Contudo, existem algumas imperfeições em Puzzle que o impedem de ser um disco muito bom para ser apenas um bom disco; nesse campo importa apenas referir o scracth de “The Message” é completamente falhado e descontextualizado de tudo o que foi anteriormente construído. Ainda assim, há neste disco momentos preciosos que nos fazem reviver ainda que sem métricas a música que os Digable Planets inicialmente adoptaram como sua, para mais tarde MF DOOM lhe dar o devido triunfo, como W.I.N.D. em “We are lost”. Hoje, grande parte da música computorizada vive disso. A averiguar por este Puzzle, ainda bem: está aqui um talento seguro para o futuro da música electrónica nacional.


Emanuel Graça




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons