terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FILHO DA MÃE - APRESENTAÇÃO DE "CABEÇA" NO TEATRO PASSOS MANUEL, 1/02/2014


A chuva do Porto caía fria e constante na primeira noite de fevereiro, só mais um motivo para procurar abrigo possível de complementar a típica sensação intimista a que o clima convidava. Afinal, um dos trovadores da guitarra em Portugal estava a momentos de ser o dono do palco do Teatro Passos Manuel.

Filho da Mãe (ou Rui Carvalho) por si só é capaz de pactuar com tudo isto, qual homem com o talento de tornar o disco que vinha apresentar numa viagem onírica apenas interrompida em pequenos intervalos para afinar a guitarra. Ainda assim, é igualmente verdade que uma sala composta e entusiasmada fazia prometer não apenas uma regular audição daquilo que tinha sido editado em novembro do ano passado, mas antes a compreensão dessa mesma travessia como o momento de entregar a alma à melodia.

No entanto, reserve-se toda a consagração de “Cabeça” para o momento certo, dando oportunidade aos mais novos para prestar a prova de que podem ser a surpresa. Talvez tenha assim pensado a Lovers & Lollypops, que aproveitou a chance para lançar na primeira parte do evento o seu mais recente trunfo, “Quim”, EP de Gonçalo Alvarez (parte dos Long Way To Alaska), editado no passado dia 28 de janeiro. E foi por isso também quase em jeito de apresentação que o artista mostrou o seu valor a solo, numa “Paraguas” que deixou o público descobrir a essência do projeto, onde “Soldadinho de Chumbo” brilhou com a mestria delicada das melodias que causavam habituação e terminando com “Tuga” em loop e sozinha com o público, já Gonçalo se tinha levantado e abandonado o palco. Mesmo depois do que se passou a seguir seria impossível não mencionar a garantia de mais um talento com a sua guitarra.


Reservou-se então espaço para a casa de banho, dois dedos de conversa e uma bebida, algo que o espetador agradece quando vale a pena não sair da sala durante a performance. E foi por tudo o mencionado atrás que a energia precisava ser reposta. Afinal, entraria “Terra Feita” em suave introdução e a iniciar a narrativa, mas rapidamente dando lugar ao dedilhado em tom ligeiro que carrega o irónico apelido “Não Te Mexas”.
E era precisamente através de fases alternadas entre a doce melodia de uma guitarra ou verdadeiras explosões sonoras que podiam vir de repente ou em crescendo que Filho da Mãe ia saltando de música em música do novo álbum. Salto esse não interrompido por aplausos entre “Um Bipolar” e “Um Bipolar Dois”, a primeira que tão estranhamente acaba para deixar a próxima encaixar-se sem pausas, não fosse(m) a(s) própria(s) uma doença da “Cabeça”.


O público aderia e embarcava a cada aventura da história que se contava em seis cordas e alguns loops, com o entusiasmo evidente nas diversas caras cada vez que a intensidade e o ruído voltavam à tona para criar a tempestade e agitar o barco que se tinha instalado no Passos Manuel, que neste momento virava oceano. Se no início, “Improviso de Naperon” convidava à já falada introspeção e alguns olhos se viravam para a alma, foi o seu final que revelou por completo o transbordar de sensações mistas que as baladas deste artista carregam às costas. Momentos que provam o quão rigoroso é limitar a inteira atenção do público para uma só guitarra. Por isso, quando ele limpava o cru suor após cada faixa, a empatia do público sentia-se no agradecimento caloroso pela criação de algo que tem a dureza do trabalho e o prazer da diversão.


E quando se pensou que “Helena Aquática” estava guardada para o final, trazendo na sua melodia uma disfarçada e sofredora agonia que culminou no realçar da genialidade de Rui em usar o instrumento para além das cordas, o próprio voltou a subir ao palco para terminar como em “Cabeça” e elevar ainda mais a fasquia. De facto, se há prova que o talento existe, os fortes aplausos que se ouviam pouco eram comparados a todos os momentos em que o músico e a plateia se fundiram para partilhar o que ali aconteceu. E venham mais aventuras assim.


João Gil

Fotografias por Rodolfo Rodrigues




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons