terça-feira, 28 de maio de 2013

DEAR TELEPHONE - "TAXI BALLAD" (2013, PAD)





André Simão, Pedro Oliveira, Ricardo Cibrão e Graciela Coelho são o, agora, quarteto de Barcelos/Braga que responde musicalmente pelo nome Dear Telephone. "Taxi Ballad" é o nome dado ao conjunto de 9 canções que sucede ao EP de estreia "Birth of a Robot", considerado também por nós um dos melhores EPs de 2011 na época.

Tal como o tema escolhido para primeiro avanço, "That Violin Lesson Sucks", as restantes músicas de "Taxi Ballad" escondem-se do que são feitas e desarranjam a orientação mais perfeita e teligível. Será, sem dúvida, o disco que mais faz por se merecer em 2013, pedindo e exigindo tanto quanto dá, como no arranque perfeito de "O dearest knight in shining armour" até "Fit and proper", que "tira e volta a dar" como os peixe:avião (onde Pedro Oliveira também milita) assim disseram na sua estreia.

"A melancolia não passa de um entusiasmo que arrefece": é esta a mestria dos Dear Telephone. Nesta abordagem pop, os refrões brotam a cada passo, agarrando firmemente aquele olhar muito fixo para dentro numa canção mais folk ou mais downtempo, num inédito dos Zero 7 ou nuns The XX que tomam progressivamente o seu pulso ("Revelator"). Os próprios ambientes filmográficos de uma acção densa mas perdida algures ecoam pelos contra-ataques sucessivos das vozes de André e Graciela; toda a experiência sensorial, aliás, imprime vitalidade não apenas na conceptualidade musical mas também na sua materialização, muito mais que um amolgar de acordes ou um falso sentimento de doçura e leveza - veja-se a sequência final do disco.




Olha, afinal, é um disco perfeito. É sobretudo um desafio bastante apreciável escutar "Taxi Ballad". É uma certeza de registo, à procura da momice mais imperfeita num ermo musical intencionalmente criado, no meio de um silêncio delicado que se propaga e se regista em si mesmo. Ouço, não consigo dizer muito mais e, mais do que nunca, isso parece-me absolutamente...perfeito.

André Gomes de Abreu  




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons