sábado, 30 de março de 2013

TIAGO SOUSA @ GALLERY HOSTEL - REPORTAGEM

Tiago Sousa é um autodidacta, afasta-se do jazz, da música clássica e da música mais ambiental, mantendo-se, no entanto, equidistante de todas elas, inqualificável no seu estilo e livre na sua abordagem simples e bela a um instrumento tradicionalmente fechado no seu ecletismo formal e académico. A sua música é feita unicamente para ser desfrutada com o mesmo prazer com que é criada, esse deleite que é transparente quando o vemos diante dos nossos ouvidos, a criar, a cada nova interpretação.

O Gallery Hostel é um local simpático. Para além de bonito e bem decorado, sabe receber os artistas e quem os vem ver e propicia momentos de agradável intimidade entre os fãs e os seus ídolos, como foi o caso deste concerto curto, porém marcante. O piano não era o melhor, mas Tiago fez-nos esquecer esse pequeno detalhe com o ambiente descontraído e intimista que criou na pequena sala onde decorreu o concerto. Tocou temas novos do seu muito aguardado primeiro álbum a solo Samsara (terceiro álbum da sua discografia), que complementou com o regresso a algumas melodias mais sonantes do seu anterior Walden Pond´s Monk, baseado no fabuloso Walden, de Henry David Thoreau

Tiago Sousa destaca-se pela linguagem única que imprime ao piano.
 
A evolução no seu estilo é um dos pontos que mais se destacam no que Tiago nos mostrou de Samsara, uma nova desenvoltura no desvelar das melodias e no modo como aborda cada nota, focando-se na repetição de padrões melódicos que desembocam em inesperadas conclusões de uma beleza quase comovente, que, por onde quer que me virasse, desenhava sorrisos involuntários em quem, de repente, se via cúmplice de um momento de partilha irrepetível. Tiago Sousa merece uma sala maior e um piano da dimensão do seu talento imenso. Mas a verdade é que a sua criatividade está por aí, nesses escaparates para onde poucos ainda olham. Procurem a ave colorida na capa e tragam-no convosco. Com certeza não se arrependerão.   

Texto e fotografias: Paulo Silva




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons