sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Maltês + TV Rural, 21/9/2012 - REPORTAGEM


Na penúltima Sexta-feira de Setembro, o MusicBox em Lisboa encheu para ver a apresentação de dois dos mais consistentes "novos" projectos musicais em Portugal: Maltês e TV Rural.


Para os Maltês, a noite nunca chegou verdadeiramente a começar. Não é só uma crise económica que tem vindo a afectar muitos dos concertos que se realizam, mas também uma crise de valores. Uma crise que destrói o trabalho de uma banda em segundos e depois cria obstáculos e mais obstáculos à valorização desse mesmo trabalho. A partir do momento em que se apresentaram, como "a banda dos animais" em alusão aos títulos das suas músicas, a plateia preocupou-se mais em conversar de costas voltadas para o palco em vez de esperar pelos artistas que queria ver. Valeu pela construção inteligente da actuação, em jeito de contador de histórias, que destacou "Cão", "Louva-a-Deus", "Gafanhoto", "Pinguim" e tantos outros animais como zoologia humanizada e música de bases clássicas folk mas a tender para saborosos voltes de face à pop.


Para uma das suas "raras" (porquê? mas porquê?) aparições ao vivo, os TV Rural não pretendiam uma audiência calma e conseguiram-no. Apesar de toda a concupiscência pelo ruído da palavra, a banda reuniu vozes em torno de quase todos os temas dos seus discos, como "Escafandro", "Mulher da Minha Vida" e "Dá-me Dor". É admirável a procura dos meios e fins por parte dos TV Rural para chegarem à essência do que de português se pode transmitir, nada diferente em "Quem Me Chamou" ou no clássico "Faz-te Um Homem Rapaz". É divertido, é cativante, remete-se por todos os sentidos e limpa a cara com suor, não fosse rock a sério. Como se não bastasse, a concretização daquelas histórias em imagens que se ouvem é rápida e eficaz, nada a ver com a descrição que é cautelosa e mesureira tal e qual como o que já não se escreve mas sente-se a todo o dia. O encore trouxe "Se", do mais recente "A Balada do Coiote": assim é certo que se solidificam as raízes de se ser indispensável. Pense-se bem da próxima vez que se disser que esperar pelo "70X7" e pelo "TV Rural" era uma seca: "pelo" TV Rural é um pronome que deverá ser importado lá de fora em breve, se houver orelhas e poucos vícios.




André Gomes de Abreu

Fotografias por Ana Pereira
(galeria de fotografias 
em facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons