quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Minta & The Brook Trout - "Olympia"


Minta and the Brook : "Falcon" : João Nicolau from Minta on Vimeo.

Depois do primeiro álbum, Minta & The Brook Trout aparecem com "Olympia". São 10 canções que nos são mostradas através de um tom muito pessoal, quer pelas letras, quer pela forma como estão cantadas e tocadas. Parece que cada música é um segredo que nos é dito, e os instrumentos estão à altura para acompanhar tal secretismo. Ao mesmo tempo, sentimo-nos bem perto dessas histórias e dessas coisas cantadas no disco. 

É essa proximidade de quem ouve, a grande característica do disco. Se formos pelas texturas musicais, o ukelele e o banjo facilitam esta tarefa, por puxarem por um lado folk mais óbvio e directo, com forte raiz americana. Aliás, o folk está sempre presente, quer através destes dois, da harmonização vocal típica do country, nos ocasionais slides.. "Family" e "From The Ground" mostram-nos isto mesmo, sem deixar de contar com a preciosa ajuda da guitarra, que vai sempre pautando o caminho. 


"Falcon" foi o tema escolhido para single, e, apesar de, estilisticamente, não representar a globalidade do disco, é uma canção que fica na cabeça pelo ar gingão do seu ritmo e pela forma como a voz nos leva através dele. A guitarra não toma um papel principal (excepto no solo) e a preocupação é mesmo a sonoridade geral, sem que nenhum elemento se destaque mais que a voz. É uma preocupação constante ao longo de Olympia, a de que a voz seja sempre o foco principal, apesar de nunca sentirmos que está demais. 


Em "Blood and Bones", temos Minta num diálogo interessante com um seu homónimo e onde está um interessante duo feito por banjo e sintetizador, dois elementos tão distantes um do outro mas que, no seu conjunto, elevam esta faixa a uma das mais interessantes do disco, também pela forma rítmica e pautada como as palavras são entoadas. A última música, "At Your Will", é um forte final para o álbum, onde o folk rock junta todos os elementos das canções anteriores, e onde se sente a força de Olympia. 

Francisca Cortesão (Minta) e a sua banda criaram um mundo próprio, um conjunto personalizado de temas que é forte, mas suave, dotados de uma personalidade que se sente, mas da qual gostamos. Todas as músicas têm de ser ouvidas como parte de um todo, e só assim se percebe o conceito por trás do disco.

Duarte Azevedo




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons