terça-feira, 21 de agosto de 2012

Equations - Frozen Caravels (2012)





Os Equations são sem dúvida uma das bandas portuguesas que mais tem crescido desde a sua formação no passado ano de 2011. Com os seus membros espalhados pelas cidades de Braga, Porto e Setúbal, este jovem quinteto surgiu o ano passado a partir dos extintos Without Death Penalty e partilhando membros com os Bears e Lydia’s Sleep.

Math-rock denso recheado de descargas de energia é o que esta malta simpática nos tem vindo a oferecer com concertos por este país fora, contando já duas grandes passagens pelo Festival Milhões de Festa, bem como pelo SWR Barroselas Metal Fest e Festival FMI em Braga.

Frozen Caravels, álbum de estreia da banda, surgiu este ano com o selo de qualidade da Lovers & Lollypops, contando ainda com a ajuda de gente tão importante como Makoto Yagyu (membro dos PAUS, Riding Panico e If lucy Fell) e o emblemático baterista dos These Arms Are Snakes, Chris Common. Isto tudo não poderia ter outro resultado possível que não um conjunto de dez brilhantes malhas.




Este desfile de matemática pura e dura inicia-se com “Poseidon’s” uma faixa recheada de teclados, de variações de ritmo e de gritos de uma juventude que expressa aquilo que lhes vai na alma e que a nós nos soa tão bem. Sem nos apercebermos da mudança eis que surge “The Hunter And The Oak”, faixa estonteante que conta com a participação de Bráulio Amado, membro dos lisboetas Adorno.

O certame prossegue com a explosiva “Coronado” e “Caravels or the Geography of the Unknwon”, a única música totalmente instrumental do álbum e aquela em que podemos respirar e descansar para o que ainda está para vir. A primeira metade fecha com “Joseph, The Gravedigger ”, classificada pelos próprios Equations como "entulho": convenhamos…fosse todo o entulho assim e o mundo seria um local bem mais bonito.

“Running With Scissors” é possivelmente a faixa mais pesada de todo o álbum e conta com a presença de Makoto Yagyu. Esta canção é uma descarga de rock pujante que nos deixa de cabelos em pé, tal a força com que o som sai das colunas. Segue-se “Domovoi” o tema que juntamente com “Hulls Meet December” mais foge para os lados da electrónica, mas que mesmo assim não nos deixa de soar bem.

Resta-me falar de “Hero Cities of the Soviet Union” canção que resultou no primeiro vídeo da banda com o belíssimo trabalho de realização de Inês Maia. Um dos melhores temas de um álbum em que é tão difícil encontrar imperfeições como eleger a melhor música.

Este Frozen Caravels é um daqueles primeiros álbuns tão bons que faz com que a gravação de um segundo álbum de igual qualidade seja uma tarefa tremendamente difícil, que no entanto está ao alcance de certas bandas, tal como este quinteto tão talentoso.
Audição obrigatória para um sério candidato a álbum do ano.
Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons