sexta-feira, 6 de julho de 2012

II Aniversário da Chifre @ Ritz Clube - REPORTAGEM

A editora Chifre celebrou, no passado dia 28 de Junho, o seu segundo aniversário, com a ajuda das bandas que tem editado desde que iniciou a sua actividade. Uma noite de amigos, músicos e não músicos, para celebrar uma iniciativa que tem vindo a dar cartas na música portuguesa. No Ritz Clube, havia mesas perto da plateia, apelando ao conforto para assistir aos concertos que se avizinhavam. Algumas das bandas da Chifre - Capitão Fausto, TV Rural - já circulavam pelo espaço e o DJ (Zé Pedro) já estava a preparar o seu set para depois do espectáculo das bandas. 

Os concertos começaram algo a meio gás. Às 23.30 deu entrada em palco David Pires, cuja guitarra acústica estava acompanhada de um contrabaixo e de uma bateria que, em conjunto, formavam um simpático trio pop-jazz. O início da noite era calmo e íntimo, mas bem disposto. De baladas a canções bem coloridas, David Pires apresentava o seu repertório num toque muito pessoal, apoiado pelos membros de Capitão Fausto (os últimos a actuar), que estavam na primeira fila a puxar por ele. 
O convidado seguinte era Diego Armés (vocalista dos Feromona), que apresentava um quarteto de piano (com João Gil, dos diabo na Cruz e You Can't Win, Charlie Brown), violoncelo e acordeão, com o próprio na guitarra. Um pouco mais sentimental que o artista anterior, as músicas aqui tinham um lado pessoal mais carregado ainda. Diogo Armês estava em plena sintonia com as palavras que entoava, bem como a sua banda se mostrava à altura, com os arranjos feitos para as diversas canções. 
Mal apareceram as Anarchicks, algo mudou no tom da noite. O volume subiu e acordou todos aqueles que achavam que a festa ainda não tinha começado. As texturas electrónicas  trouxeram mais gente para a sala e quem já lá estava deixou-se contagiar pela agitação rock do som desta banda, vindas directamente de trabalhos como o EP "Look What You Made Me Do". A entrada de sintetizadores e de guitarras proto-punk mudou a cor de uma noite que ainda agora começava a fervilhar. Os senhores que se seguiram foram os TV Rural, que deitaram a casa completamente a baixo e levaram a uma certa loucura todos aqueles que ansiavam por algum rock'n'roll. Por esta altura, já estava o Ritz Clube muito bem composto. A banda aplicou neste concerto a sua intensidade habitual ao vivo, com o vocalista a saltar para o meio do público e o público a saltar para o meio da banda. 
A última banda da noite não deixou que o ritmo abrandasse, de todo: os Capitão Fausto, a coqueluche da Chifre, manteve a pulsação frenética e por esta altura já o alvoroço das primeiras filas era difícil de controlar. O público saltava e cantava o indie rock da banda numa parceria única. No final, todos os convidados e pessoal relacionado com a editora subiu a palco para cantar "Hey Ho Let's Go", para terminar uma noite de festa com ainda mais festa. 


Duarte Azevedo/Ana Pereira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons